Lagarta bebe água? Investigação na escola

Na sala da Turma das Janelas, Ciclo II do Ensino Fundamental, habitam alguns seres pouco usuais para o ambiente. Acomodados sobre terra, argila expandida e folhas – muitas folhas de capuchinha – algumas lagartas compartilham o espaço com as crianças do grupo.

Como as folhas são vistas no microscópio? Foto: Débora Maclean / Acervo Escola do Bairro

Elas – as lagartas – não chegaram lá por acaso. Foram trazidas por meninas e meninos de 6 e 7 anos, ávidos por descobrir mais e mais sobre esses bichos, tão comuns e, ao mesmo tempo, tão cheios de mistérios.

Tudo começou quando uma das crianças levou para a escola uma folha que havia encontrado no trajeto. Ficou intrigada com o líquido branco que a folha secretava – “deve ser veneno! ou sangue!” – e resolveu levar consigo para compartilhar com os colegas e pedir ajuda à professora para investigar.

As dúvidas e hipóteses entusiasmaram a turma e então Débora Maclean, a professora do grupo, propôs procedimentos de investigação para que, juntos, pudessem observar as folhas, levantar as dúvidas, definir formas de respondê-las.

Coletaram mais material pela escola, observaram usando diversos instrumentos -microscópio, lupa, através de canudos – realizaram desenhos de observação, conversaram sobre as diferentes perspectivas ao olhar com tão variados acessórios.

Lagartas foram cuidadosamente coletadas. Foto: Natalie Catuogno Consani / Acervo Escola do Bairro

Foi em uma dessas incursões pela escola para observar os folhas que descobriram as lagartas. Mais uma vez, o entusiamo por poder conhecer a partir de si e de sua própria observação levou a professora a organizar um contexto em que as crianças pudessem aprofundar e ampliar a pesquisa.

Um viveiro de lagartas foi rapidamente montado, alguns espécimes foram cuidadosamente coletados por algumas das crianças e levados para o viveiro. Da observação diária e atenta, as crianças transpuseram para seus cadernos suas perguntas, como por exemplo:

Lagarta bebe água? Faz cocô? Onde fica o coração da planta? Quanto tempo leva para uma lagarta virar borboleta? Como ela faz o casulo? Ela precisa beber água para fazer o casulo? Como é a boca da lagarta?

Conceber hipóteses prováveis e improváveis, a partir de observação, para essas perguntas é o próximo passo na pesquisa das crianças, que vai possibilitar aprendizagens e sistematização de conhecimento em áreas como Português, Matemática, Geografia, Física, Biologia, Botânica, além de expressão e compreensão através de várias linguagens, como a gráfica e a plástica.