#agenteindica: “A revolta dos gizes de cera”

Indicação de: Marina Miragaia, professora da Turma da Jabuticabeira, Ciclo III, Educação Infantil

Imagine que, num belo dia, os gizes de cera de uma criança resolvam se organizar e reivindicar melhores condições de… vida. Pois é esse o mote deste divertidíssimo livro, assinado por ninguém menos que a dupla Dew Daywalt, diretor premiado de filmes para a TV, e Oliver Jeffers, ilustrador consagrado por prêmios como o Irish Book Awards e o selo 30 Melhores Livros do Ano, da Revista Crescer.

Por que indiquei: “Esse é um dos meus livros preferidos! Diego, o dono dos gizes de cera, encontra uma pilha de cartas endereçadas à ele. Nas cartas seus gizes estão reclamando de diversas coisas: uns reclamam de serem usados demais, outros de serem usados de menos, um de colorir coisas enormes e outro de só ser usado para o contorno. Cada carta traz uma surpresa divertidíssima com uma conversa mais absurda que a outra! Na escola as crianças pedem para esse livro ser lido e relido, pois anseiam por ouvir suas cartas preferidas. O livro ainda traz a possibilidade de ser lido com diferentes vozes para cada personagem e, por conta disso, uma das cartas mais esperadas é o sussurro do giz de cera que teve sua embalagem arrancada e se encontra nú e escondido na caixa.
Para tornar tudo mais engraçado as ilustrações de Oliver Jeffers trazem traços simples e cômicos que traduzem as angústias dos gizes perfeitamente. Depois dessa leitura vale correr atrás da continuação – “A Volta dos Gizes de Cera” – que recupera elementos do primeiro livro e também gera muitas risadas!”

Dica de leitura: como são diversos personagens e a força narrativa são as cartas – por vezes cômicas – que elas mandam ao menino Diego, vale o esforça de procurar alterar vozes e entonação de acordo com a reclamação e a emoção expressa pelos gizes reclamantes.

A Revolta dos Gizes de Cera
Drew Daywalt e Oliver Jeffers
Editora Salamandra

*Todos os livros indicados estão disponíveis no acervo da Escola do Bairro