#a gente indica: “O Diário do Capitão Arsênio”

Indicação de: Maria Fernanda Tchalian, professora da Turma das Amoreiras, Ciclo I, Ensino Fundamental

O portenho Pablo Bernasconi é apaixonado por voar. Tirou sua licença aos 16 anos e, diz ele, “não parou mais”. Nesse “O Diário do Capitão Arsênio” ele pilota uma deliciosa ficção sobre um capitão que realizou diversas tentativas de voar com resultados sempre engraçadíssimos. A repetição do formato da narrativa e da frase “não tem como dar errado” -sempre contradita pela história- é uma das características mais cativantes da obra, assim como a estética das ilustrações e o afinadíssimo senso de humor.

Por que indiquei“Esse é um dos livros preferidos já desde o ano passado. Com aquela turma, estávamos investigando a autobiografia, e a obra é uma biografia ficcional. Neste ano, as crianças trouxeram o desejo de voar, também interesse do Capitão Arsênio. O humor e as repetições fazem dessa obra indispensável”.

Dica de leitura: O livro é organizado em forma de “projetos de voo” do capitão. É essencial ler de forma que as crianças possam observar bem as imagens com o passo a passo das engenhocas do criativo personagem.

“O Diário do Capitão Arsênio”
Pablo Bernasconi
Editora Girafinha

*Todos os livros indicados estão disponíveis no acervo da Escola do Bairro